Governo confirma volta da exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
gazetadevarginhasi
5 de mar.
1 min de leitura
A partir de abril, turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália precisarão novamente de visto para entrar no Brasil. A decisão marca o fim da isenção concedida em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro, que visava impulsionar o turismo internacional no país.
O presidente Lula já prorrogou a reimplantação do visto três vezes, alegando necessidade de ajustes no sistema e-Visa, que será totalmente eletrônico. O custo da solicitação será de US$ 80,90, e o processo será feito online, sem necessidade de ir a consulados.
O governo justifica a medida com base no princípio da reciprocidade, já que esses países exigem visto de brasileiros. No entanto, a decisão levanta dúvidas sobre possíveis impactos no setor turístico, uma vez que o Brasil tenta se consolidar como destino internacional.
Enquanto o Japão negociou a isenção mútua de vistos com o Brasil, os países ocidentais não demonstraram interesse em retirar a exigência para brasileiros, o que motivou a decisão de retaliação por parte do governo Lula.
Comentarios