top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas Abre Inscrições para Intercâmbio Educacional Internacional

O Governo de Minas Gerais abriu, nesta segunda-feira (24/6), as inscrições para o Passaporte Mineiro do Conhecimento, um projeto de intercâmbio que oferece bolsas de estudo para alunos da rede pública estadual em diversos países ao redor do mundo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5/7 através de um formulário online.

O projeto é direcionado aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) matriculados nas 112 escolas do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral. Estão disponíveis 50 vagas para alunos de toda a rede estadual e mais 40 para estudantes de escolas estaduais de Ibirité, onde o projeto teve início na Escola Estadual Sandoval de Azevedo, em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA).

Segundo Andréa Botelho, coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, os critérios para inscrição incluem não ter sido reprovado, ser participativo nas atividades escolares, ter frequência acima de 75% no ano anterior e média global de nota superior a 70%. Carolina Lobo, gerente de projetos e resultados da FHA, enfatiza os benefícios do intercâmbio cultural, como a promoção da diversidade e o desenvolvimento de habilidades linguísticas e autonomia.

A Fundação Helena Antipoff realizará um bate-papo no YouTube, no dia 28/6, para esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição. A bolsa de estudo inclui custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e custos adicionais das instituições de ensino internacionais.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 19/7 nos sites da SEE/MG e da FHA, e também nos murais das escolas participantes. Os selecionados viajarão para o exterior em 2025, onde cursarão o 2º ano do ensino médio, retornando ao Brasil para finalizar o 3º ano.

Iniciado em 2019, o projeto já levou estudantes para intercâmbio na Itália e envolve alunos do 1º ano do ensino médio em palestras e oficinas baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Fonte: AgenciaMinas

Comentarios


bottom of page