top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas e Ministério da Defesa firmam acordos para Operações do Projeto Rondon em 2025

O Governo de Minas e o Ministério da Defesa assinaram, na segunda-feira (25/11), os acordos para a realização das Operações "Sul de Minas I" e "Sul de Minas II" do Projeto Rondon. As operações ocorrerão em janeiro e fevereiro de 2025 com a participação de 504 rondonistas, entre professores e estudantes universitários.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, que representou o governador Romeu Zema, destacou a importância e o impacto do projeto no estado.
"A participação de estudantes e profissionais das nossas universidades na vida social de cada cidade é uma oportunidade muito positiva. Isso permite que, enquanto profissionais, eles possam crescer ao conhecer a realidade brasileira, além de levar conhecimento técnico e científico às comunidades. Essa troca gera uma diferença significativa, tanto econômica quanto social, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem em Minas Gerais", explicou o secretário.
Também estiveram presentes prefeitos dos 24 municípios selecionados para as operações e representantes das 38 Instituições de Ensino Superior participantes do Rondon.
“ Agradeço o apoio e a participação dos prefeitos e do Governo do Estado. Esse projeto é um sucesso, e tenho a certeza de que será muito bom também aqui no Sul de Minas”, pontuou Oswaldo Gomes dos Reis Junior, secretário adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Especiais do Ministério de Estado da Defesa.
A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE/MG), que vai custear o transporte e a hospedagem para as equipes rondonistas.

Ações do Projeto
O Projeto Rondon acontece por meio de ações prioritárias de atendimento às necessidades sociais, ambientais e econômicas da população, em consonância com as políticas públicas e os planos governamentais em execução.
Para o progresso das atividades a serem desenvolvidas em 2025, as instituições participantes devem propor ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário.
As atividades estão relacionadas aos recursos técnicos e humanos, nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção, nas localidades dos municípios selecionados.

Sobre o Rondon
O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial estratégica orientada pelo Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. Seu objetivo é capacitar as comunidades locais, por meio de projetos de desenvolvimento sustentável, abordando áreas do conhecimento como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.

Municípios e instituições
Os municípios que participarão das operações são Andradas, Bueno Brandão, Caldas, Cambuí, Estiva, Ibitiúra de Minas, Monte Sião, Munhoz, Ouro Fino, Senador Amaral, Toledo, Pouso Alegre, Brasópolis, Careaçu, Conceição dos Ouros, Delfim Moreira, Gonçalves, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Marmelópolis, Piranguinho, São José do Alegre e Sapucaí-Mirim. Já as instituições de ensino superior serão representadas por 38 unidades de Minas e mais seis estados do país.

Visita Uemg Poços
Ainda no Sul de Minas, na terça-feira (26/11), o secretário de Educação, acompanhado da equipe técnica da SEE/MG, vistoriou as instalações da Universidade do Estado de Minas (Uemg), em Poços de Caldas. A vistoria faz parte da rodada de visitas iniciadas pela Uemg, que seguirá para a Unimontes, em continuidade a ação estratégica de fortalecimento à política educacional de ensino superior no estado, realizada pela SEE/MG.

Comments


bottom of page