Governo de Minas entrega novos helicópteros para resgate aeromédico e de emergência no estado
15 de fev.
Reprodução
O governador Romeu Zema participou, na sexta-feira (14/2), na base do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em Belo Horizonte, da entrega de dois helicópteros para reforçar o atendimento aeromédico e de emergência no estado.
As aeronaves do modelo EC145-D3 foram adquiridas por R$ 164 milhões (R$ 82 milhões cada), com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES), e vão fortalecer a capacidade de resposta em situações de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no transporte de pacientes e em operações de resgate e salvamento, por meio do Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav).
O Saav é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), CBMMG e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A SES-MG é responsável pela aquisição e manutenção das aeronaves, enquanto o CBMMG fornece pilotos, copilotos e operadores aerotáticos especializados em salvamento, garantindo a segurança e eficiência das operações.
Ao lado do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e da comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, o governador de Minas Gerais destacou o compromisso do Estado ao levar a saúde para todos os mineiros.
"Esses helicópteros vão permitir mais agilidade no atendimento e transporte dos pacientes. São poucos minutos que fazem toda a diferença para uma vida. O que temos feito é levar o Samu para o interior pois, antigamente, as pessoas dependiam muito da capital", declarou Romeu Zema.
“O Governo de Minas está atuando muito para que isso não aconteça mais e os mineiros possam ter um atendimento em suas cidades, ou evitando muito deslocamento”, explicou o governador.
Minas Gerais é o maior prestador de serviço aeromédico do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A escolha das bases de operação do Saav leva em conta diversos fatores estratégicos, como a infraestrutura aeroportuária, a presença de batalhões do CBMMG, a densidade populacional e a distribuição geográfica do estado, garantindo que o serviço beneficie o maior número possível de mineiros.
"Hoje é uma vitória para nós, resultado de um trabalho de excelência feito em prol do nosso bem mais vitorioso: a vida. Por isso, agradeço ao governador Romeu Zema por acreditar no nosso trabalho", afirmou a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.
O secretário de Saúde lembrou que o reforço no serviço aeromédico se insere na estratégia do Estado do alcance da cobertura do Samu, alavancado em Minas desde 2019.
"A entrega dos helicópteros hoje faz parte do projeto do governador de levar o Samu para qualquer região do estado. Quando o governador chegou, Minas Gerais tinha 50% de cobertura. O objetivo é que, neste ano, Minas tenha 100% de cobertura do Samu terrestre. Isso é histórico para o nosso estado", ressaltou Fábio Baccheretti.
Comments