Governo de Minas Gerais aumenta uso de asfalto borracha e promove benefícios ambientais e rodoviários
12 de dez. de 2024
Divulgação
Nos últimos cinco anos, o Governo de Minas Gerais aumentou em mais de 2.400% o uso do asfalto borracha em suas obras rodoviárias, conforme dados da empresa fornecedora do material ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-MG). O volume do insumo, considerado ecologicamente correto, saltou de 1.107 toneladas, em 2020, para 40.115 toneladas em 2024. Durante esse período, o DER-MG se tornou o maior usuário do produto no Brasil, acumulando 80 mil toneladas de asfalto borracha.
Esse avanço está diretamente relacionado à política ambiental do governo, que visa promover o reaproveitamento de resíduos e diminuir o impacto ambiental das obras. Com a utilização do asfalto borracha, cerca de 1,6 milhão de pneus foram retirados do meio ambiente, contribuindo para a redução da emissão de carbono. A estimativa é que isso represente a preservação de mais de 40 mil árvores, além de minimizar os criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue.
O uso do asfalto borracha tem sido uma das estratégias centrais do programa Caminhos para Avançar, que representa a maior iniciativa de recuperação de rodovias das últimas décadas no estado. Com mais de 5.500 quilômetros de vias recuperadas, o programa combina investimentos públicos e privados para restaurar e pavimentar importantes rodovias de Minas Gerais.
Entre as estradas beneficiadas, destacam-se a MGC-496, que liga Corinto a Pirapora, no Norte do estado, e a MG-164, que conecta Bom Despacho a Martinho Campos, na região Central. A técnica de asfalto borracha também está sendo aplicada em obras de implantação e pavimentação, como na LMG-739, que interliga Congonhas do Norte, Ouro Fino e Conceição do Mato Dentro.
Em 2025, o DER-MG prevê a recuperação de mais de 400 quilômetros de rodovias com o uso desse asfalto inovador. O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, reforça que a utilização do asfalto borracha está alinhada à Lei Estadual nº 18.719/2010, que prioriza iniciativas sustentáveis nas obras de infraestrutura rodoviária.
"A utilização do asfalto borracha demonstra a preocupação do Governo de Minas com a sustentabilidade e a durabilidade das obras. O material proporciona maior vida útil ao pavimento, o que reduz a necessidade de reparos frequentes", destaca Tavares.
Minas Gerais também se destaca no cenário nacional como o maior consumidor de asfalto borracha. Nos últimos cinco anos, o estado consumiu mais de 210 mil toneladas do material, somando as iniciativas públicas e privadas. De acordo com Roberto Perez, gerente comercial da empresa fornecedora, o asfalto borracha oferece vantagens significativas para a manutenção das rodovias.
"Com o asfalto borracha, as estradas ficam menos suscetíveis à deformação por excesso de peso e à propagação de fissuras. Isso resulta em uma menor incidência de buracos, prolongando a vida útil das vias", explica Perez.
O asfalto borracha é composto por cerca de 15% de pó de pneu moído, proveniente da reciclagem de pneus descartados. Esse pó é misturado ao concreto asfáltico de petróleo (CAP) e aquecido, gerando um produto de alto desempenho. A mistura resultante é mais viscosa, com maior ponto de amolecimento e elasticidade, o que garante pavimentos mais duráveis e resistentes.
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