Governo de Minas lança campanha para combater evasão escolar em 2025
gazetadevarginhasi
2 de abr.
2 min de leitura
Reprodução
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), lançou oficialmente, nesta segunda-feira (31/3), a Campanha Busca Ativa Escolar 2025 – “Lugar de Estudante é na Escola”. A iniciativa tem como principal objetivo localizar alunos com frequência irregular e prevenir o abandono e a evasão escolar no estado.
Uma das novidades da campanha é a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que oferecerá uma metodologia social eficiente e uma plataforma digital gratuita. O sistema permitirá a identificação de crianças e adolescentes fora da escola, facilitando ações coordenadas entre diferentes setores para garantir matrícula e permanência no ambiente escolar.
Para dar início à estratégia, Superintendentes Regionais de Ensino e Diretores Educacionais receberam o Guia de Implementação do Programa, que orienta sobre a criação de comitês gestores, articulação entre órgãos estaduais e municipais e uso da Plataforma de Busca Ativa Escolar para monitoramento dos casos.
“É uma parceria importante que nos ajudará a monitorar e trazer os estudantes de volta à escola. Somente no ano passado, conseguimos reintegrar cerca de 94 mil alunos. Agora, esse acompanhamento será ainda mais próximo”, destacou o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
O secretário também ressaltou que a permanência dos estudantes está diretamente ligada a fatores como acolhimento, infraestrutura e alimentação escolar de qualidade. Desde 2019, o governo estadual já investiu mais de R$ 1,5 bilhão nessas melhorias.
Parceria com o Unicef
O Unicef contribuirá com capacitações online, incluindo vídeos e infográficos, para qualificar a implementação da campanha e fortalecer as ações de combate à exclusão escolar.
Durante a apresentação aos Superintendentes e Diretores Educacionais, a oficial de Educação do Unicef Brasil, Daniela Rocha Magalhães, explicou como a plataforma digital auxiliará a SEE/MG no monitoramento dos alunos.
"A busca ativa não trata apenas da frequência escolar, mas também investiga os motivos que colocam os estudantes em risco de abandono e exclusão. Nosso objetivo é garantir o direito à educação e também a assistência integral a essas crianças e adolescentes", explicou Daniela.
Comitê Intersetorial
Para ampliar o impacto das ações, o Governo de Minas instituiu o Comitê Estadual Intersetorial Central de Busca Ativa Escolar. O grupo reúne diversos órgãos e entidades para atuar de forma integrada nos casos registrados na plataforma do Unicef.
O comitê conta com representantes das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Desenvolvimento Social (Sedese) e Saúde (SES), além do Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A campanha reforça o compromisso do governo mineiro em garantir que todos os estudantes permaneçam na escola, promovendo oportunidades educacionais e reduzindo os índices de evasão escolar no estado.
Commentaires