Governo de Minas, por meio da Fapemig, reajusta valores das bolsas de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio da Deliberação nº 213 de 2024 do Conselho Curador, reajusta os valores das mensalidades das Bolsas de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e/ou Inovação (BDCTI).
O reajuste dos valores não se aplica de forma automática a bolsas previstas ou implementadas em iniciativas vigentes no âmbito da Fapemig, mas vale para as iniciativas lançadas a partir da publicação da norma e a partir da assinatura do instrumento jurídico junto à Fapemig.
Contudo, caso os coordenadores de projetos vigentes tenham saldo no projeto, poderão solicitar o reajuste mediante o remanejamento de rendimentos de aplicação financeira e de saldo de despesas de capital, custeio e de bolsas disponíveis em seus projetos.
A Fapemig não autorizará a suplementação de recursos aos projetos vigentes para fazer frente aos reajustes das bolsas.
Relevância
As bolsas BDCTI tem a finalidade de propiciar a participação de estudantes e/ou profissionais em projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, assim como desenvolvimento institucional, com vistas a aprimorar e ampliar os resultados dos projetos financiados pela Fapemig.
Para Jurcimar Ferreira Martins, chefe do Departamento de Programa de Bolsas e Eventos Técnicos, “a Fapemig está comprometida em buscar soluções viáveis para proporcionar melhores condições aos bolsistas, garantindo que continuem a contribuir significativamente para o avanço científico e tecnológico do nosso estado. Dessa forma os pesquisadores podem se dedicar integralmente às suas atividades, sem que enfrentem dificuldades financeiras”, afirma.
Comments