top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas prepara professores para a realização de curso de Educação Fiscal


Com o objetivo de capacitar professores para serem disseminadores das informações sobre a coleta e distribuição de recursos públicos provenientes dos tributos, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) oferece o curso Trilhas de Educação Fiscal. As aulas, que começam em 11/4, serão on-line, com carga horária total de 120 horas. A capacitação dos profissionais mineiros é de grande importância já que o tema integra o catálogo de disciplinas eletivas preconizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) para o ensino médio.

Ao todo, são cinco mil vagas e o curso é composto por cinco módulos com apostila, sendo o último com tutoria. O material é de responsabilidade da Divisão de Educação Fiscal da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (DEF/SAIF) da SEF/MG. Este é o primeiro ano que o conteúdo é disponibilizado na plataforma da Escola de Formação, da Secretaria de Estado de Educação, em uma parceria que já tem gerado bons frutos.

Neste ano, houve a escolha da eletiva Educação Fiscal em 84 turmas do ensino médio das escolas estaduais. Isso representa cerca de 3 mil estudantes que serão impactados com o tema.

O coordenador da DEF/SAIF, Vinícius Castanheira, ressalta a importância de levar o tema às salas de aulas.

“O conhecimento sobre os tributos ajuda a despertar a consciência no aluno. Ele passa a saber, em detalhes, como o dinheiro percorre toda a Administração Pública até chegar, efetivamente, como benefício para a sociedade. Estamos formando um cidadão crítico de seus direitos e deveres, que poderá cobrar uma melhor aplicação desses recursos”, pontua Castanheira.

Vale destacar que a SEF/MG oferece ainda o Programa de Educação Fiscal (Proefe), que não se limita aos cursos para os profissionais da educação e segue disponível para qualquer cidadão.
Fonte: AgênciaMinas

Comments


bottom of page