top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas reforça segurança para mulheres no Carnaval com ações de acolhimento e combate à violência

  • gazetadevarginhasi
  • 26 de fev.
  • 2 min de leitura
Governo de Minas reforça segurança para mulheres no Carnaval com ações de acolhimento e combate à violência
Divulgação
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), lança um conjunto de ações para garantir a segurança das mulheres durante o Carnaval. A iniciativa visa prevenir a violência, oferecer acolhimento humanizado às vítimas e responsabilizar os agressores.

Os detalhes da campanha foram apresentados nesta terça-feira (25/2) pelo governador Romeu Zema, em evento no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. “Queremos um Carnaval seguro para todos, especialmente para as mulheres. Estamos capacitando prefeituras e estabelecimentos para garantir acolhimento eficiente e punição rápida aos responsáveis por atos de violência”, afirmou.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destacou a importância da medida. “Nosso objetivo é criar um ambiente de festa seguro e respeitoso, fortalecendo a rede de proteção para que as mulheres possam se divertir sem medo”, disse.

Atendimento especializado nas ruas
Entre os dias 1º e 4 de março, duas vans estarão posicionadas estrategicamente em Belo Horizonte para oferecer atendimento especializado às vítimas de violência. As unidades contarão com equipes de psicólogos, assistentes sociais e profissionais capacitados, sendo disponibilizadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

Capacitação e conscientização
A ação “Fale Agora na Folia” reforça a prevenção da violência contra a mulher por meio de treinamentos e distribuição de materiais informativos. Pela primeira vez, o governo realiza capacitações no interior de Minas, envolvendo foliões, comerciantes e a população em geral. Municípios como Varginha, São Lourenço, Boa Esperança e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte já estão recebendo as atividades.

A subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres, Joana Coelho, enfatizou o impacto da campanha. “Estamos promovendo um trabalho integrado para que todos saibam como agir diante de casos de assédio ou violência, garantindo um Carnaval mais seguro para as mulheres”.

Um dos destaques do programa é a distribuição de pulseiras de identificação para aqueles que concluírem o treinamento do protocolo de enfrentamento à violência sexual. Elas permitirão reconhecer quem está apto a prestar o primeiro atendimento em situações de risco.

Parcerias estratégicas
As ações contam com o apoio de diversas instituições, incluindo as secretarias de Estado de Comunicação Social, Cultura e Turismo, Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, MPMG, DPMG, Tribunal de Justiça (TJMG), Prefeitura de Belo Horizonte, Cemig, OAB-MG, CDL e Sebrae-MG.
Fonte: Agência Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page