top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo Federal Anuncia Medida Provisória para Repactuação de Dívidas de Produtores Rurais do RS Atingidos por Enchentes

Governo Federal Anuncia Medida Provisória para Repactuação de Dívidas de Produtores Rurais do RS Atingidos por Enchentes
Divulgação
O governo federal vai editar uma medida provisória para repactuar as dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), anunciou a iniciativa na última quinta-feira (17), com previsão de publicação da MP para o fim deste mês.

A repactuação das dívidas será proporcional à extensão dos danos sofridos pelos produtores durante as recentes cheias que atingiram o estado. Para isso, o governo federal, em colaboração com a Emater/RS e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai classificar os produtores conforme o tamanho das perdas e os impactos na produção.

“Onde passou a enchente, há terra arrasada, há patrimônio destruído, e famílias estão endividadas. Há intenção do governo de zerar as dívidas”, afirmou Fávaro.

A Embrapa vai atuar com seu corpo técnico no diagnóstico da situação do solo e sua fertilidade nas diferentes localidades, contando com o apoio da Emater/RS e consultores associados. Utilizando o conceito e a metodologia dos sistemas de inteligência territorial estratégica, a Embrapa apresentará um panorama das áreas de produção e infraestrutura atingidas no estado.

“Para avaliar impactos e necessidade de ações para a agropecuária, precisamos olhar para dentro das propriedades, mas também para o entorno, para as estruturas de armazenagem e escoamento da safra, para o recebimento de suprimentos para as pessoas e insumos para a produção”, ressaltou Gustavo Spadotti, chefe-geral do centro de pesquisa.
Fonte: Revista Oeste

Comments


bottom of page