top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo investiga novo caso suspeito de gripe aviária a 3 km do foco inicial no RS

  • gazetadevarginhasi
  • 19 de mai.
  • 1 min de leitura
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está investigando um novo caso suspeito de gripe aviária em uma propriedade de subsistência localizada a 3 quilômetros do foco inicial da doença, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Segundo o Mapa, a área afetada está recebendo atenção prioritária da Defesa Agropecuária, e até o momento não há impacto no comércio internacional ou na segurança dos alimentos. Amostras foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (SP) e devem ter resultado preliminar divulgado até o fim do dia 19 de maio.
Já foram vistoriadas 29 das 30 propriedades dentro do raio de 3 km do foco inicial e 238 das 510 propriedades em um raio de 7 km da região. Medidas de descarte, limpeza e desinfecção já foram realizadas na propriedade original da contaminação, com rastreamento e destruição dos ovos também em andamento.
O governo instalou barreiras de bloqueio e desinfecção para evitar o trânsito de animais e prevenir novos focos. Das sete barreiras de bloqueio, cinco estão ativas; das seis de desinfecção, quatro já foram instaladas.
Outro caso suspeito está sendo investigado em Aguiarnópolis (TO), onde amostras detectaram a presença do vírus Influenza A. No entanto, o Mapa afirma que a probabilidade de se tratar de um vírus de alta patogenicidade é baixa, com base nas evidências laboratoriais e clínicas.
A pasta reforça que esse tipo de investigação é comum em situações de emergência e demonstra a eficiência do sistema brasileiro de Defesa Agropecuária.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page