top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo Lula convoca nova reunião para discutir preço dos alimentos nesta quinta (6)

Reprodução
Reprodução
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para esta quinta-feira (6) mais uma reunião para tratar da alta no preço dos alimentos. O encontro será conduzido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e pelos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

Desta vez, o foco será analisar propostas apresentadas por representantes do setor, incluindo produtores rurais e supermercadistas, durante a rodada de negociações promovida pelo governo na última semana. Agora, a expectativa é de que novas sugestões sejam levantadas por outros segmentos da economia.

Em uma etapa seguinte, o presidente Lula deve convocar uma reunião para definir quais medidas serão efetivamente adotadas para tentar reduzir os preços para a população. O custo dos alimentos tem sido um dos fatores que impactam negativamente a popularidade do governo, que busca reverter esse cenário antes das eleições de 2026.

Na reunião anterior, produtores rurais destacaram que a safra recorde de grãos deste ano – estimada em 325,7 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – deve contribuir para uma redução nos preços ao consumidor. Além disso, o preço da carne bovina pode cair até 10%, após registrar uma queda de 15% em fevereiro, comparado a dezembro.

Outra possibilidade analisada pelo governo é a redução de tarifas de importação sobre produtos como milho e etanol, medida que poderia ajudar a conter os preços de itens essenciais.

Fonte:O tempo

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page