top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo Permite Alistamento Voluntário de Mulheres no Serviço Militar a Partir de 2025

alistamento
Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que permite o alistamento voluntário de mulheres no serviço militar brasileiro. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (28) e entrará em vigor já no alistamento de 2025, que ocorre entre janeiro e junho. Até agora, o alistamento era obrigatório apenas para homens ao completarem 18 anos, enquanto mulheres não podiam se alistar.
Com a nova medida, as mulheres que quiserem se alistar voluntariamente poderão fazê-lo ao completar 18 anos. O processo de alistamento seguirá as etapas tradicionais: inscrição, seleção e incorporação. Durante a seleção, serão realizados exames médicos, testes de aptidão e entrevistas. Caso sejam selecionadas, as candidatas terão a opção de desistir do serviço militar até o momento da incorporação oficial. Após essa etapa, o serviço se torna obrigatório.
As mulheres incorporadas passarão por um curso de formação básica antes de iniciar suas funções. Após o término do serviço, elas farão parte da reserva não remunerada das Forças Armadas, sem direito à estabilidade no serviço militar.

Comentarios


bottom of page