top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo vai criar plano nacional para ‘desenvolvimento ético’ da inteligência artificial

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai desenvolver o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e ético da ferramenta no território nacional. A portaria que cria o grupo de trabalho, responsável por elaborar as diretrizes, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10). Segundo o texto, o relatório final dos trabalhos deve ser apresentado à ministra até 29 de julho deste ano.
O grupo será formado por membros do ministério, que podem convidar representantes de outros órgãos, especialistas e entidades públicas e privadas para participarem das reuniões. Os encontros podem ser realizados de maneira presencial ou por meio de videoconferências. Os resultados devem ser apresentados pela ministra ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
Esta iniciativa é mais uma tentativa de regulamentação da ferramenta, já que o Senado Federal também analisa uma proposta similar. O Senado deve votar, nesta quarta-feira (12), uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para regulamentar o uso das IAs (Inteligências Artificiais). A informação foi repassada pelo relator da proposta ao jornalismo da RECORD.
O Congresso Nacional entende que existe uma necessidade de definir regras para o uso de IAs e, assim, combater fake news, especialmente durante as eleições municipais de outubro deste ano. Fonte: R7

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page