top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo vai tomar ‘providências criminais’ contra fake news sobre Pix, diz Haddad

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de jan.
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo federal tomará medidas legais contra aqueles que estiverem propagando notícias falsas sobre a nova instrução normativa da Receita Federal relacionada ao Pix.

Vídeos circulando nas redes sociais alegaram que a Receita Federal passaria a taxar transferências feitas por Pix, com base na informação de que o órgão começará a receber dados sobre transações bancárias entre pessoas físicas superiores a R$ 5 mil, com o objetivo de combater a sonegação fiscal.

Em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (15), Haddad afirmou que o governo tomará providências contra a disseminação de desinformação e contra aqueles que se aproveitam disso para cometer crimes no comércio.

“Vamos tomar providências, inclusive criminais, contra quem está propagando fake news e contra quem está aplicando golpes no comércio, como, por exemplo, cobrando a mais de alguém que faz um pagamento por Pix em comparação com quem paga em dinheiro", disse o ministro.

Haddad ainda esclareceu que, até o momento, não foram definidas as medidas específicas a serem adotadas, nem se haverá uma campanha publicitária do governo sobre o tema. As ações judiciais devem ser conduzidas pela Advocacia-Geral da União (AGU).

“A AGU foi acionada para tomar medidas legais contra os golpistas. Quem está espalhando fake news está patrocinando organizações criminosas no país, que estão enviando boletos indevidos para as pessoas, cobrando valores acima do devido e dizendo que as pessoas estão sendo taxadas”, destacou o ministro.

Para desmentir as fake news sobre a taxação do Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo na última sexta-feira (10), onde faz uma transferência via Pix para uma vaquinha organizada por torcedores do Corinthians, com o intuito de ajudar o clube a pagar a dívida do estádio em Itaquera. No vídeo, Lula reforça que está realizando a transação para provar que não haverá taxação do Pix.

Fonte: O tempo

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page