Gripe aviária mata metade dos grandes felinos em santuário nos EUA
Os casos de gripe aviária têm aumentado no estado de Washington, nos Estados Unidos, e um santuário de animais foi duramente atingido pela doença: 20 grandes felinos – mais de metade dos bichos no local – morreram ao longo de várias semanas. O Wild Felid Advocacy Center em Washington anunciou as mortes em comunicado Facebook. O santuário sem fins lucrativos está localizado em Shelton.
“Tem sido um grande pesadelo. Nunca pensei que algo assim pudesse acontecer conosco”, disse o diretor e cofundador do centro, Mark Mathews, à KOMO, afiliada da CNN.
“Talvez apenas uma instalação tivesse felinos próximos uns dos outros, e os nossos estão espalhados por cinco acres”, destacou. Não se sabe exatamente como os grandes felinos contraíram a gripe aviária, mas Mathews informou que a primeira morte ocorreu perto do Dia de Ação de Graças. Entre os 20 animais que morreram, estavam: cinco servais africanos, quatro linces, quatro pumas, dois linces canadenses, uma mistura de tigres de Amur e de Bengala e outras espécies de grandes felinos.
“Tabbi era minha tigresa favorita, Antes do Dia de Ação de Graças, tínhamos 37 felinos. Hoje, temos 17, (incluindo) quatro que estão em recuperação”, destacou Mathews à KOMO. O santuário está em quarentena e fechado ao público para evitar maior propagação da gripe aviária, afirmou um comunicado. O centro pontuou que está trabalhando com autoridades federais e estaduais de saúde animal, desinfetando cada recinto e trabalhando com veterinários em “estratégias de prevenção enquanto supervisiona o tratamento para proteger o bem-estar dos animais”. O santuário espera reabrir no ano novo, segundo o site oficial. Santuário investiga propagação da gripe aviária
Embora não se saiba como os grandes felinos contraíram a gripe aviária, o santuário afirmou que a doença “se espalha principalmente através de secreções respiratórias e do contato entre aves, e também pode ser contraída por mamíferos carnívoros que ingerem aves ou outros produtos”. Os felinos são especialmente vulneráveis ??à gripe aviária, que pode causar sintomas iniciais sutis que podem “progredir rapidamente, muitas vezes causando a morte em 24 horas devido a sintomas semelhantes aos da pneumonia”, observa o centro. Os sintomas incluem baixa energia, inchaço de partes do corpo, falta de coordenação e diarreia em aves de estimação, enquanto cães e gatos podem apresentar febre, letargia e falta de apetite, de acordo com a Associação Médica Veterinária Americana.
Komentáře