top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Grupo suspeito de distribuir sementes de maconha 'gourmet' é preso em MG

Grupo era especializado na produção de sementes de maconha de espécies variadas


Desmantelado Esquema de Distribuição de Sementes de Maconha Gourmet em Governador Valadares. Foto: PCMG / Divulgação
Cinco indivíduos foram presos em flagrante suspeitos de participar de um esquema de distribuição de sementes de maconha gourmet, com alcance em diversas áreas do país. A operação conjunta das polícias civis de Minas Gerais (PCMG) e do Distrito Federal (PCDF) resultou na detenção do grupo nesta terça-feira (27), em Governador Valadares, região Leste de Minas.

De acordo com as investigações, o grupo era especializado na produção de sementes de maconha de diferentes espécies, com distribuição para todo o território nacional. A comercialização ocorria por meio de plataformas de venda online e através das redes sociais para a divulgação do negócio ilícito.

A PCMG afirmou que o mercado ilegal conduzido pelo grupo contribuía para a disseminação de milhares de sementes de cannabis em vários estados do país, utilizando estruturas de cultivo de maconha para a extração das sementes, algumas com alto teor de THC.

Durante a ação desta terça-feira, foram encontrados quatro laboratórios de plantação de maconha com estufa. Além disso, as equipes policiais apreenderam dois carros de luxo, uma motocicleta, armas de fogo e munições.

No total, foram cumpridos quatro mandados de prisão em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal e oito mandados de busca e apreensão na cidade mineira. A operação contou com o apoio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), dos Correios e da Polícia Civil da Bahia.

O objetivo da ação foi desmantelar uma rede criminosa envolvida em lavagem de dinheiro, expansão do cultivo de maconha, tráfico de drogas e crimes ambientais.

Breeders

As investigações indicam que os membros do grupo criminoso atuavam como fornecedores de sementes para traficantes de drogas em todo o país, formando um banco de sementes (breeders). O esquema criminoso envolvia a lavagem de dinheiro para ocultar a origem dos lucros, sendo que uma única semente tinha um valor elevado, sendo vendidas milhares delas mensalmente.

Crimes Ambientais

As autoridades também apontam que o empreendimento ilícito teve impactos ambientais, com a disseminação de espécies exóticas que podem comprometer o bioma e o agronegócio, além de violar normas legais que regulam a produção e distribuição de sementes.

Comments


bottom of page