top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Homenagens a Pelé em Três Corações podem ser removidas; saiba os detalhes

  • gazetadevarginhasi
  • 7 de fev.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, Pelé, que faleceu em 29 de dezembro de 2022, é reverenciado mundialmente.

No entanto, em sua cidade natal, Três Corações, no estado de Minas Gerais, uma proposta sugere a retirada de algumas de suas homenagens. Um projeto apresentado na Câmara Municipal da cidade propõe que o ginásio esportivo local deixe de se chamar "Ginásio Poliesportivo Pelé", e volte a ser denominado pelo nome de Ailton Paranaíba Vilela, ex-prefeito e político local.

O projeto foi apresentado pelo vereador Ricardo Ferreira (Avante), conhecido como Ricardinho do Gás, na segunda-feira (3), e na terça-feira (4), foi levado à mesa diretora da Câmara. Na quinta-feira (6), o Projeto de Lei Ordinária 6108/2025 foi encaminhado à Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania, que tem até o dia 21 de fevereiro para emitir seu parecer.

O vereador argumenta que a revogação da Lei nº 3.180, de 2004, que denomina o ginásio como "Ginásio Poliesportivo Pelé", visa restabelecer a vigência da Lei nº 1.817, de 1988, que havia atribuído o nome de Ailton Paranaíba Vilela àquela mesma estrutura. Ailton foi um importante empresário da cidade, além de vereador, prefeito e deputado estadual por três mandatos.

Na justificativa do projeto, o vereador alega que resgatar o nome de Ailton Vilela seria uma forma de reconhecer a memória de quem ajudou a construir a história de Três Corações. Ailton foi o responsável pela construção do ginásio enquanto prefeito.

A proposta de alteração pode afetar também outras homenagens na cidade, como a praça, avenida e o estádio que levam o nome de Pelé. A praça passou a se chamar "Praça Rei Pelé" em 2022, embora tenha sido inaugurada com o nome de Coronel José Martins. O estádio do Atlético Tricordiano, por sua vez, também homenageia Pelé desde que deixou de se chamar "Estádio Elias Arbex".

Pelé nasceu em Três Corações em 23 de outubro de 1940, mas aos três anos se mudou com a família para Bauru, em São Paulo. Filho de Dondinho, jogador de futebol, Pelé rapidamente se destacou no esporte, conquistando uma carreira brilhante. Ele foi tricampeão mundial com a seleção brasileira (1958, 1962 e 1970), além de conquistar títulos importantes com o Santos, clube que o projetou para o mundo.

Apesar da proposta controversa em sua cidade natal, Pelé continua sendo um ícone global, reconhecido tanto por suas conquistas dentro de campo quanto por seu legado fora dele.

Fonte:O tempo

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page