Homens são detidos após invadirem creche para roubar fiação elétrica
16 de jan.
Reprodução
Dois homens foram presos após invadirem, na madrugada de quarta-feira (15), uma creche na Vila Fazzeoni, zona sul de São Paulo, com a intenção de roubar fios de energia elétrica. A ação foi flagrada pelas câmeras do programa Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, no Centro de Educação Infantil (CEI) Elfrida Zukowski.
As câmeras de monitoramento geraram um alerta, e os operadores do sistema acionaram rapidamente uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) que patrulhava a área, fornecendo informações em tempo real sobre a invasão. Ao perceberem a aproximação da GCM, os criminosos tentaram fugir escalando o muro da creche, mas foram capturados pelos agentes na porta da instituição.
Os homens foram autuados em flagrante por furto e dano ao patrimônio público e foram encaminhados ao 47º Distrito Policial, no Capão Redondo, onde permanecem à disposição da Justiça.
O Smart Sampa é um sistema de câmeras inteligentes que conta com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento espalhadas por pontos estratégicos da cidade de São Paulo, incluindo entradas e saídas do município. O sistema utiliza recursos como leitura de placas de veículos, reconhecimento facial e alertas de invasões, permitindo respostas rápidas para garantir a segurança e proteger o patrimônio público.
Integrado a outros órgãos públicos, como SAMU, CET e as polícias Militar e Civil, o programa tem mostrado resultados positivos. Em seis meses, ele contribuiu para a recaptura de 429 foragidos, incluindo assassinos, estupradores e membros de facções criminosas, além de ter levado à prisão de 1.644 pessoas por diversos crimes, como furto, invasão de escolas, porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
Nos primeiros 15 dias de 2025, o Smart Sampa ajudou a localizar 115 criminosos foragidos e resultou na prisão de 180 pessoas, com uma média de 20 detenções diárias. O sistema também tem sido eficaz na localização de pessoas desaparecidas, resolvendo 30 casos desde sua implementação, incluindo dois já neste ano.
Comments