Homicídio e roubo de moto: Polícia Civil desarticula grupo criminoso na Zona da Mata
gazetadevarginhasi
18 de mar.
2 min de leitura
Reprodução
Polícia Civil deflagra operação e prende suspeitos de homicídio em Divino.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta terça-feira (18), a operação Latro, em Divino, na Zona da Mata, com o objetivo de cumprir três mandados de prisão e três de busca e apreensão. A ação é parte da investigação sobre o homicídio de um homem de 25 anos, ocorrido em 10 de fevereiro deste ano, na comunidade Córrego do Cachorro.
Durante a operação, dois suspeitos, de 19 e 23 anos, foram localizados em Fervedouro, enquanto um terceiro, de 19 anos, foi preso em Ponte Alta. Além das prisões, os agentes apreenderam diversos materiais que podem contribuir para a elucidação do caso. Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Crime e investigação
Segundo a Delegacia de Polícia Civil de Divino, a vítima foi atacada enquanto abria a porteira de sua residência. Os criminosos efetuaram diversos disparos e, em seguida, fugiram com a motocicleta do homem assassinado.
Desde o conhecimento do crime, a PCMG iniciou as investigações para identificar os responsáveis. Imagens de câmeras de segurança registraram os suspeitos se deslocando em uma motocicleta até as proximidades da casa da vítima, além de captarem a fuga rumo ao município de Fervedouro, a cerca de 80 quilômetros do local do crime. Novos indícios reforçaram a participação do trio no homicídio.
Dinâmica do crime
As apurações indicam que um dos suspeitos, residente em Ponte Alta de Minas, distrito de Carangola, usou uma motocicleta preta emprestada por um amigo para se deslocar até Fervedouro, onde encontrou os outros envolvidos.
Ele transportou um dos comparsas até a área do crime pela BR-116 e depois retornou a Fervedouro para buscar o terceiro suspeito. Antes da execução do crime, o grupo passou pelo distrito de Ponte Alta, pegou uma mochila e trocou de motocicleta antes de seguir para a ação criminosa.
Recuperação da moto e sigilo na operação
Na semana seguinte ao homicídio, a PCMG localizou a motocicleta roubada em uma área de mata no Córrego Ribeirão do Jorge, em Fervedouro. O veículo estava adulterado, com a pintura modificada e a placa alterada, indícios de que seria utilizado para novos crimes.
Segundo o delegado Thales Muniz, a recuperação da moto foi mantida em sigilo para não comprometer as investigações. “Optamos por apreendê-la discretamente e encaminhá-la ao pátio competente, sem divulgar sua recuperação até a deflagração da operação”, afirmou.
Origem do nome da operação
O nome "Latro" faz referência ao termo usado na Roma Antiga para designar soldados mercenários ou salteadores que empregavam violência e roubo contra suas vítimas.
Comments