top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Hospital Bom Pastor recebe autorização para captar córneas para transplante

Reprodução
Reprodução
O Hospital Bom Pastor, em Varginha (MG), recebeu solicitação para iniciar a coleta de córneas doadas para transplante. O procedimento será possível graças à criação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que receberá a operar após o credenciamento oficial pelo Estado.
Segundo a enfermeira Vânia Scalioni Pádua, a comissão tem a missão de organizar e dirigir o processo de captura dentro do hospital. "Somos com uma equipe de quatro enfermeiras treinadas para realizar a coleta. Todo o material necessário já está pronto, e o centro cirúrgico foi adaptado. Agora, aguardamos apenas o último aval do governo de Minas Gerais", explicou.
Fila de espera e critérios para doação
Atualmente, mais de 4 mil pessoas aguardam um transplante de córnea em Minas Gerais. Diferentemente da doação de órgãos sólidos, a captação de córneas pode ser feita mesmo em casos de morte não cerebral, desde que o doador tenha entre 2 e 80 anos .
A doação é impedida apenas em casos de doenças como sepse generalizada, HIV, hepatites, DSTs, cânceres hematológicos e tumores oculares. No entanto, problemas de visão comuns, como miopia e astigmatismo , não impedem a doação.
“A gente faz a captação aqui e envia para Belo Horizonte, para uma central no Hospital João XXIII. Lá, uma equipe especializada realiza o tratamento e a retirada da córnea para o transplante”, detalhou Vânia.
A expectativa é que a nova iniciativa contribua para reduzir a fila de espera e ampliar as chances de recuperação da visão para milhares de pessoas no estado.
Fonte: G1

Commentaires


Gazeta de Varginha

bottom of page