Ibama MG multa em R$ 1 milhão empresa responsável por hidrelétrica no rio Doce
Conforme instituição, não houve execução das medidas propostas inicialmente pela empresa para diminuir impactos ambientais
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Minas Gerais multou em R$ 1 milhão a Aliança Geração de Energia por estar operando a Usina Hidrelétrica de Aimorés em desacordo com a Licença Ambiental. O auto de infração foi lavrado no último dia 27 de outubro.
Conforme o Ibama Minas, não houve a execução das medidas propostas inicialmente pela empresa para diminuir os impactos ambientais no trecho de vazão reduzida (soleiras submersas). Também foi constatada a ausência de efetividade das medidas implementadas (dique transversal e vertimentos periódicos), ocasionando danos ao rio Doce.
Conforme os técnicos da instituição “há diversos pontos do trecho que estão insalubres, devido aos acúmulos sólidos, lixo e esgoto, proliferação de larvas, insetos e urubus, predominando o mau cheiro. Grande parte das medidas inicialmente propostas pela empresa para minimização dos impactos decorrentes da falta de água no trecho de vazão reduzida ou não foram implementadas ou não surtiram o efeito esperado”.
A empresa deverá implementar medidas alternativas para melhorar a situação. A reportagem entrou em contato com a companhia solicitando posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Usina
A Usina Hidrelétrica de Aimorés foi construída no rio Doce, na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo. A operação teve início em 2005.
Comments