IFI aponta subestimação de R$ 23 bilhões nos gastos previdenciários nos orçamentos de 2024 e 2025
3 de set. de 2024
Foto: Divulgação
A diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, Vilma da Conceição Pinto, afirmou que o governo federal cometeu erros significativos nos orçamentos de 2024 e 2025, especialmente em relação às despesas com a previdência social. Segundo Vilma, a IFI identificou uma divergência de cerca de R$ 23 bilhões entre as projeções governamentais e as estimativas da instituição para os gastos previdenciários.
Essa discrepância reflete uma "tendência preocupante" de subestimar despesas e superestimar receitas nos orçamentos. A diretora da IFI destacou que essas revisões frequentes nos valores das despesas previdenciárias, feitas bimestralmente, demonstram a persistência do problema. A repetição deste padrão para o orçamento de 2025 levanta preocupações sobre a precisão das projeções do governo, comprometendo a eficácia do planejamento fiscal e orçamentário.
Vilma da Conceição Pinto enfatizou a necessidade de uma abordagem mais rigorosa e realista na elaboração dos orçamentos federais, principalmente em áreas críticas como a previdência social, que representam uma parte significativa dos gastos públicos.
Comments