Indústria cafeeira do Brasil denuncia fraude de 'café fake' em SP
7 de fev.
Reprodução
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) denunciou às autoridades a comercialização de produtos com “sabor café” em vez de café real, classificando essa prática como uma fraude contra os consumidores. O diretor executivo da Abic, Pavel Cardoso, informou que a associação já notificou o Ministério da Agricultura, a Anvisa e também comunicou parceiros do setor supermercadista, como a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e a Abad, sobre o problema.
A fraude foi identificada principalmente em São Paulo, com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) sendo uma das responsáveis pela identificação. A Abic alertou que esses produtos, que se apresentam como "polpa de café", na verdade contêm impurezas e não são café verdadeiro, representando um risco à saúde do consumidor, já que não têm registro na Anvisa.
Além de representar um perigo à saúde, Cardoso destacou que essa prática prejudica a cadeia produtiva do café no Brasil, afetando mais de 330 mil produtores e mais de 1.300 indústrias que se esforçam para entregar um produto de qualidade. Ele também ressaltou o impacto econômico da fraude, que pode prejudicar a reputação do Brasil, o maior produtor de café do mundo, responsável por 40% da produção global.
Comments