Após cinco meses de pessimismo, a indústria de pequeno porte no Brasil voltou a demonstrar confiança no cenário econômico, conforme os dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (22). O Indicador de Confiança do Empresário Industrial (Icei) setorial das pequenas indústrias subiu 1,8 ponto entre julho e agosto, passando de 49,3 para 51,1 pontos. Para que o indicador seja considerado otimista, ele deve estar acima da marca de 50 pontos.
Empresas de médio e grande porte também registraram aumentos em seus índices de confiança. Nas médias indústrias, o Icei subiu 1,3 ponto, atingindo 51,9 pontos, enquanto nas grandes indústrias o indicador cresceu 1,5 ponto, alcançando 53,1 pontos.
Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, a retomada da confiança nas pequenas indústrias é um reflexo dos indicadores positivos apresentados pelas empresas de maior porte. Ele explicou que em momentos de dificuldade econômica, as grandes empresas sentem os impactos primeiro, e o mesmo ocorre na recuperação da atividade.
A pesquisa também destacou que, após quatro meses de incertezas, a indústria do Sul do Brasil voltou a demonstrar otimismo. O indicador na região subiu 2,2 pontos, passando de 47,9 para 50,1 pontos. A confiança também cresceu nas indústrias das regiões Centro-Oeste (1,8 ponto), Sudeste (1,6 ponto), Norte (0,7 ponto) e Nordeste (0,4 ponto).
Fonte:CNN
Comments