
As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 devem ser feitas até às 23h59 desta sexta-feira (7), horário de Brasília. O Ministério da Educação (MEC) oferece 67.301 vagas para estudantes que desejam financiar as mensalidades em instituições privadas de ensino superior.
Desse total, 50% das vagas serão destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como se inscrever Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção do Fies, e fazer login com sua conta no Gov.br. Após preencher os dados pessoais e de escolaridade, o candidato deverá selecionar três cursos de sua preferência, com as opções ordenadas por prioridade. Também será necessário indicar o estado, município e instituição de ensino, além de preencher as informações financeiras e familiares. Após a inscrição, é importante salvar o comprovante com a chave de segurança.
Para os candidatos pré-selecionados no Fies Social, a contratação do financiamento será integral, cobrindo até 100% dos custos educacionais.
Condições para inscrição Os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010 e ter atingido pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota superior a zero na redação. Candidatos na condição de treineiros não são elegíveis para o Fies.
A data de corte para a análise das informações do CadÚnico será 11 de janeiro de 2025.
Classificação A classificação será baseada na pontuação obtida no Enem, priorizando os candidatos que atendem aos seguintes critérios:
Não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo financiamento estudantil.
Foram beneficiados pelo Fies, mas não concluíram o curso.
Concluíram o ensino superior e nunca foram contemplados pelo Fies.
Comments