top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Inspirada em Pablo Escobar, operação mira facção criminosa em Uberlândia e apreende drogas e veículos de luxo

  • gazetadevarginhasi
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura
nspirada em Pablo Escobar, operação mira facção criminosa em Uberlândia e apreende drogas e veículos de luxo
Divulgação
Operação Escobar desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e armas em Uberlândia.

Uma operação integrada foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (25/6) em Uberlândia com o objetivo de reprimir de forma qualificada uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e armas, além de lavagem de dinheiro oriundo das práticas ilegais. Batizada de Operação Escobar, a ação contou com a atuação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeco regional de Uberlândia e da 9ª Promotoria de Justiça, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Núcleo de Inteligência Criminal da PMMG.

As investigações indicam que o grupo criminoso mantinha uma logística estruturada para a comercialização de entorpecentes, operando por meio de pontos de venda estratégicos e outros mecanismos que favoreciam a expansão das atividades ilegais.

Ao todo, foram cumpridos 24 mandados judiciais, incluindo 11 de busca e apreensão, 10 de prisão e três de sequestro de veículos. Durante o cumprimento das ordens judiciais, quatro pessoas foram presas em flagrante: três por tráfico de drogas e uma por lavagem de capitais. Também foram apreendidas drogas, grande quantia em dinheiro, veículos de luxo — suspeitos de serem usados na lavagem de dinheiro — e uma motocicleta com registro de furto recente.

Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e responderão por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de capitais, entre outros.

A operação envolveu dois promotores de Justiça, 48 policiais militares, 16 policiais civis e servidores do MPMG. Uma aeronave da Polícia Militar foi utilizada no apoio logístico da ação.

O nome da operação faz referência ao narcotraficante colombiano Pablo Escobar, que liderou uma das maiores redes de tráfico de drogas do mundo nas décadas de 1980 e 1990. Além disso, “Escobar” é também o apelido de um dos principais alvos da investigação em Uberlândia.

A operação reforça o compromisso das instituições mineiras no combate à criminalidade organizada e à proteção da população do Triângulo Mineiro.
Fonte: MPMG

Opmerkingen


Gazeta de Varginha

bottom of page