top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

INSS Lidera Ranking de Instituições Mais Processadas no Brasil, Segundo CNJ

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a instituição mais processada do Brasil, de acordo com o relatório "Justiça em Números" divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (28). O relatório aponta que o INSS responde por 4,5% das ações em aberto no país, o que equivale a 3,8 milhões de processos onde o órgão figura no polo passivo (como réu).
O levantamento do CNJ também apresenta um ranking dos 20 maiores litigantes no Brasil. A Caixa Econômica Federal aparece em segundo lugar, com 2,4 milhões de processos em tramitação, representando 2,8% do total de ações. Em terceiro lugar está o Banco Bradesco, com 572 mil demandas, correspondendo a 0,68% do total.
Segundo o CNJ, a divulgação desses dados visa mapear tendências no ajuizamento de ações e no acervo de casos pendentes, permitindo a implementação de medidas adequadas para o tratamento de conflitos de massa.
O relatório destaca ainda uma peculiaridade: o Poder Público é a principal fonte de processos no Brasil, tanto no polo passivo quanto no polo ativo (quem demanda). Conforme os dados, 11,7% dos processos tramitam contra a administração pública, defesa e seguridade social, enquanto 29,5% dos casos pendentes foram interpostos pela administração pública em alguma das esferas.
Os principais motivos que levam à judicialização incluem atividades financeiras e de seguros, comércio e reparação de veículos, atividade industrial, construção, além de atividades administrativas e serviços complementares, todos seguindo os processos movidos contra a administração pública.

fonte:R7

Comments


bottom of page