top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

INSS suspende bloqueio de benefícios por falta de prova de vida até junho de 2025

O Ministério da Previdência Social anunciou que, até junho de 2025, a falta de comprovação da prova de vida não resultará no bloqueio ou suspensão de benefícios do INSS, como aposentadorias, pensões por morte e auxílio por incapacidade. A medida foi oficializada em portaria publicada nesta sexta-feira (17).
Desde 2023, a responsabilidade de comprovar que os segurados estão vivos passou a ser do INSS, que utiliza cruzamento de dados com bases governamentais. Entre as informações analisadas estão movimentações como contratação de empréstimos consignados com biometria, realização de perícias médicas, vacinação, atualizações no CadÚnico e declarações do Imposto de Renda.
“O INSS não vai bloquear ou suspender benefícios por falta de prova de vida. Esse é um dever do órgão, que busca parcerias para ampliar o cruzamento de dados e garantir maior eficiência,” explicou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
O prazo de análise é de 10 meses após a última atualização do benefício. Os segurados podem verificar se a prova de vida foi realizada por meio do aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central 135. Caso prefiram, ainda é possível realizar a comprovação de forma voluntária no banco em que recebem o benefício ou no aplicativo do INSS.
Essa mudança representa um alívio para muitos segurados, especialmente aqueles com dificuldades de mobilidade ou acesso a agências bancárias. O INSS destaca que a suspensão temporária busca evitar transtornos e modernizar o sistema de verificação.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page