top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Inverno 2024: Previsão do Inmet Indica Menos Chuvas e Temperaturas Abaixo de 22ºC

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou a previsão do tempo para o inverno de 2024. A estação no Hemisfério Sul começa em 20 de junho de 2024, às 17h51, e termina em 22 de setembro, às 9h44.

Historicamente, o inverno é a estação menos chuvosa nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste do Brasil. As chuvas se concentram mais no noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e parte da Região Sul. Essa redução nas precipitações é atribuída à persistência de massas de ar seco, que diminuem a umidade relativa do ar.

Temperaturas Abaixo de 22ºC e Riscos de Queimadas
A previsão indica que as temperaturas médias ficarão abaixo de 22ºC. A seca durante o inverno pode aumentar o número de queimadas e incêndios florestais, além de agravar problemas respiratórios. A estação será marcada por massas de ar frio provenientes do sul do continente, causando quedas nas temperaturas, especialmente no leste das regiões Sul e Sudeste.

Possibilidade de Geadas e Neve
As quedas de temperatura poderão resultar em geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul. Neve é possível nas áreas serranas e planaltos da Região Sul, enquanto friagem pode ocorrer em Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Inversões Térmicas e Nevoeiros
Durante o inverno, inversões térmicas matinais são comuns, provocando nevoeiros e névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o que reduz a visibilidade em estradas e aeroportos.
Fonte: Revista Oeste

Comments


bottom of page