Israel bombardeia centrífugas de enriquecimento de urânio do Irã em novo ataque
gazetadevarginhasi
18 de jun.
2 min de leitura
As Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram na madrugada desta quarta-feira (18) mais uma ofensiva contra o Irã, atingindo um local de produção de centrífugas de enriquecimento de urânio em Teerã. As centrífugas são essenciais para produção de combustível nuclear e, segundo Israel, estavam sendo utilizadas em níveis de enriquecimento muito acima dos necessários para fins civis.
Israel alega que o urânio está sendo enriquecido acima de 60%, percentual bem próximo dos 90% necessários para a produção de armas nucleares. “Este é um esforço direto para prejudicar o desenvolvimento de armamento nuclear do Irã”, disseram as autoridades israelenses.
A operação mobilizou mais de 50 caças. Além das centrífugas, foram atingidas fábricas de componentes para mísseis terra-terra e terra-ar, aumentando ainda mais a tensão militar na região.
Ao mesmo tempo, o território de Israel foi novamente atacado. O exército israelense relatou disparos de mísseis e drones iranianos, acionando sirenes e ordens de evacuação em áreas do norte do país. O sistema de defesa aéreo israelense foi acionado para interceptar os ataques.
O conflito direto entre Israel e Irã, iniciado em 12 de junho, já deixou mais de 200 mortos no Irã e 24 em Israel. As hostilidades começaram após o ataque israelense às bases nucleares iranianas de Natanz e à morte de três militares de alto escalão do regime iraniano. Esta semana, um novo ataque matou também o chefe do Estado-Maior de Guerra do Irã, general Ali Shadmani.
A escalada preocupa a comunidade internacional, que já emitiu apelos por cessar-fogo através de entidades como a ONU e o G7. O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu diálogo urgente para evitar que o conflito desemboque em uma catástrofe nuclear.
Comments