Israel prepara plano para "saída voluntária" de moradores de Gaza
gazetadevarginhasi
6 de fev.
1 min de leitura
Reprodução
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou ao Exército israelense que desenvolva um plano para possibilitar a “saída voluntária” dos moradores da Faixa de Gaza.
A decisão segue após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerir que os mais de 2 milhões de palestinos em Gaza poderiam ser reassentados, transformando o território em uma “Riviera do Oriente Médio”.
Katz apoiou a ideia de Trump, ressaltando que os residentes de Gaza devem ter a liberdade de emigrar, assim como é comum em outras partes do mundo. O plano incluiria opções de saída via passagens terrestres, além de alternativas por mar e ar.
Por outro lado, o representante do Hamas, Basem Naim, criticou a proposta, acusando Israel de tentar mascarar o fracasso de suas ações militares em Gaza. Ele também afirmou que os palestinos têm uma forte conexão com a terra e não desejam deixar o território. O ministro israelense também sugeriu que países que criticaram as ações de Israel, como Espanha, Irlanda e Noruega, seriam responsáveis por acolher os palestinos.
O debate sobre o deslocamento dos palestinos é delicado, considerando o histórico de expulsões forçadas durante a criação do Estado de Israel, em 1948, evento conhecido como a "Nakba", que resultou em um grande êxodo de refugiados palestinos.
Comments