top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Juros do Cartão de Crédito Atingem 423% ao Ano em Abril

Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiram para 423,5% ao ano em abril, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira (27). Esse aumento de 2,2 pontos percentuais em relação a março marca o maior patamar desde dezembro de 2023.
Apesar das medidas do Conselho Monetário Nacional para limitar o endividamento no cartão de crédito, os números continuam em alta. Desde janeiro deste ano, o valor total da dívida dos clientes não pode ultrapassar 100% do valor original.
Considerada a linha de crédito mais cara do mercado financeiro, os juros do cartão de crédito rotativo permanecem acima de 400% ao ano. Esse patamar, quase 40 vezes superior à taxa básica da economia, levanta preocupações sobre a sustentabilidade financeira dos consumidores.
Estabilidade nas Concessões, Alerta aos Consumidores
Apesar do aumento dos juros, as concessões no rotativo do cartão de crédito permanecem estáveis. Em abril, foram contratados R$ 30,5 bilhões nessa modalidade de crédito, mantendo-se próximo à média registrada em 2022 e 2023.
Especialistas reforçam a importância de evitar o uso do crédito rotativo do cartão de crédito, recomendando que os consumidores paguem o valor total da fatura mensalmente. A permanência nessa modalidade de crédito pode levar a um ciclo de endividamento difícil de ser superado.

fonte:G1

댓글


bottom of page