Líder de Lula diz que trabalhará para manter vetos ao Propag e chama Zema de 'ingrato'
gazetadevarginhasi
17 de mar.
1 min de leitura
Reprodução
O líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), classificou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), como "ingrato" por sua mobilização contra os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). Segundo o parlamentar, a orientação do governo é manter os vetos presidenciais.
Zema tem buscado apoio no Congresso Nacional para derrubar os vetos e obter melhores condições para o pagamento da dívida mineira com a União, estimada em R$ 165 bilhões. Para isso, o governador pretende se reunir com parlamentares de diferentes Estados, incluindo aliados do governo federal, além de contar com o respaldo de gestores de outras unidades federativas endividadas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.
“Não teve um governo mais generoso com os governadores do que o Lula”, afirmou Guimarães, reforçando que a renegociação das dívidas estaduais foi discutida com o ex-presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. O deputado também criticou a postura de Zema:
“Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os maiores devedores, são Estados inadimplentes com a União, e o Lula está ajudando esses Estados, mesmo sem reconhecimento, por exemplo, do governador de Minas. (Zema) é um homem ingrato, não reconhece o papel que Lula tem tido na renegociação dessas dívidas”, declarou Guimarães.
A votação dos vetos deve ocorrer nos próximos dias no Congresso, e o embate entre governo federal e governadores pode influenciar diretamente o futuro das contas estaduais.
Comments