Líder do tráfico "Joninha", foragido por 5 anos, é capturado em Belo Horizonte
Jonathan Reis Rodrigues, conhecido como "Joninha", foi preso nesta quinta-feira (5/12) após cinco anos foragido. O traficante de 37 anos, um dos líderes do tráfico na Favela do Pau Comeu, no bairro São Lucas, em Belo Horizonte, estava escondido em uma residência na Vila Oeste, na região Oeste da capital mineira. Ele tinha sido condenado a 12 anos de prisão e foi capturado graças a uma denúncia anônima que levou a Polícia Militar até o imóvel.
A operação foi montada com base em informações do Departamento de Inteligência da PM. Ao perceber a presença da polícia, Joninha tentou fugir, saltando o muro dos fundos da casa em direção à Rua Imbiruçu. No entanto, ele acabou se refugiando em uma casa vizinha, onde foi cercado pelos policiais após uma gritaria no local. Mesmo tentando sair pela frente, foi abordado e capturado.
Durante a abordagem, Joninha estava armado com uma pistola calibre 9 mm, que foi apreendida, além de um cartão de débito com nome falso, encontrado no bolso de sua blusa de frio. Ele alegou que portava a arma por questões de segurança, devido a ameaças de morte de rivais do Aglomerado da Serra. O proprietário da casa, que confirmou ser amigo de Joninha, relatou que o traficante havia permanecido lá por pouco tempo.
"Ele tentou fugir, mas conseguimos cercá-lo. Quando foi identificado, estava com a arma, mas não reagiu. Ele foi surpreendido e a arma foi dispensada", relatou o tenente Alves, da PM, responsável pela operação.
Conexões com organizações criminosas
De acordo com a Polícia Militar, Joninha tem ligações com o Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa do Rio de Janeiro, que disputa o controle do tráfico de drogas com o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Commentaires