top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lago de Furnas atinge nível seguro e reativa turismo e geração de energia

Reprodução
Reprodução
A represa de Furnas, no Sul de Minas, voltou a atingir a Cota 762 – altura mínima considerada ideal para garantir múltiplos usos do reservatório – na noite de sábado (1º), segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Com o nível da água acima dos 762 metros em relação ao mar, atividades como turismo, piscicultura e esportes aquáticos podem ser retomadas na região.
A Agência Nacional das Águas (ANA) estabelece essa marca como essencial para assegurar a geração de energia e outras funções do lago. No entanto, em novembro de 2024, a represa chegou ao menor volume útil desde dezembro de 2021, com menos de 30% de sua capacidade.
O cenário crítico foi impulsionado pela maior seca dos últimos 74 anos no Brasil, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Durante esse período, o Ministério de Minas e Energia priorizou a produção de eletricidade no Norte do país, e em dezembro, a ANA restringiu a vazão de água das usinas de Furnas e Mascarenhas de Moraes, em Minas Gerais, além de Emborcação e Itumbiara, em Goiás.
Agora, com a recuperação do Lago de Furnas, a expectativa é de alívio para a economia regional, impulsionada pelo turismo e pelas atividades aquáticas.
Fonte: G1

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page