Latam avalia que reforma tributária pode impactar o preço das passagens aéreas
gazetadevarginhasi
5 de fev.
2 min de leitura
Reprodução
A Latam afirmou que a reforma tributária impactará os preços das passagens aéreas, tanto domésticas quanto internacionais. A companhia destaca que o novo sistema tributário triplicará a carga tributária sobre o setor no Brasil, o que afetará diretamente os custos operacionais da aviação nacional.
De acordo com a Latam, a reforma terá um efeito negativo no preço das passagens, no transporte de carga e em toda a cadeia do turismo no Brasil. A empresa também alertou para o aumento nos custos das operações brasileiras de voos internacionais, que atualmente estão isentos de tributos.
A companhia prevê uma redução na demanda por voos internacionais e domésticos com a implementação da nova carga tributária, que será gradual, com a unificação dos impostos prevista para 2033. Estudos apontam que a reforma pode resultar na eliminação de 6,2% dos voos domésticos e em uma queda de 22% na entrada de passageiros internacionais no Brasil.
O principal projeto de regulamentação da reforma tributária foi aprovado pelo Congresso Nacional no final de 2024 e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as mudanças, destaca-se a base de cálculo do imposto para o transporte internacional de passageiros, onde, caso os trechos de ida e volta sejam vendidos em conjunto, a tributação será de metade do valor cobrado.
A Latam também alerta que a reforma tributária aumentará o preço do querosene de aviação (QAV) devido ao imposto seletivo, além de tributar contratos de leasing de aeronaves e a importação de materiais e serviços, o que também contribuirá para o aumento no preço das passagens e no transporte de carga.
A Azul, a Gol e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) não comentaram o impacto da reforma tributária sobre o setor.
Comentários