top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Levantamento identificará focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya


dengue
A Prefeitura de Varginha, por meio da Vigilância Ambiental, informou que entre os dias 21 e 23 de outubro de 2024 será realizado o 4º Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa). Esse levantamento visa avaliar a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e será feito em 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde. O trabalho inclui a visita de Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Vigilância em Saúde para eliminação de focos e coleta de larvas e pupas, que serão enviadas ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental para identificação.
Os dados coletados serão inseridos no sistema do Ministério da Saúde, que classificará o município em Baixo, Médio ou Alto Risco. No último levantamento, realizado em agosto de 2024, Varginha foi classificada como Baixo Risco, com apenas cinco focos de Aedes aegypti encontrados, principalmente em vasos de plantas.
A Vigilância Ambiental orienta a população a manter vigilância contínua em todas as épocas do ano, dedicando 10 minutos por semana à inspeção de áreas internas e externas das residências para eliminar depósitos de água parada. Além disso, recomenda que, em caso de viagens, os vasos sanitários sejam tampados, piscinas tratadas corretamente, e caixas d'água bem vedadas. Nos pratinhos de plantas, deve-se colocar areia ou gel umidificante, e plantas aquáticas devem ser evitadas.
Adicionalmente, o mutirão de limpeza começará na quarta-feira, 23 de outubro de 2024, com a equipe terceirizada contratada pela Prefeitura para limpar os bairros Bouganville, Belo Horizonte, Vale das Palmeiras, Parque Mariela, Parque das Américas e Porto Real.

Comments


bottom of page