Lewandowski critica tratamento a deportados e pede dignidade em ações dos EUA com brasileiros
28 de jan.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta segunda-feira (27), em São Paulo, que as deportações de brasileiros pelos Estados Unidos, previstas em um tratado entre os dois países, precisam ser conduzidas com respeito e dignidade. A declaração foi feita após relatos sobre o tratamento inadequado de brasileiros deportados, que chegaram a Manaus na última sexta-feira (24).
Segundo Lewandowski, os deportados estavam em "situação dramática" e foram submetidos a "constrangimentos absolutamente inaceitáveis". Ele destacou que a reação do governo brasileiro ao exigir que fossem retiradas as algemas dos passageiros deportados foi "muito sóbria".
“Não queremos provocar o governo americano, até porque a deportação está prevista em um tratado que existe há muitos anos entre o Brasil e os Estados Unidos. Mas essa deportação deve ser feita com respeito aos direitos fundamentais, especialmente para aqueles que não cometeram crimes e que estavam lá apenas em busca de trabalho”, afirmou o ministro.
Lewandowski enfatizou que a dignidade dos brasileiros deve ser preservada, mesmo em situações de deportação. “Nós queremos que os brasileiros inocentes e que foram aos EUA buscar trabalho sejam tratados com o respeito que merecem”, completou.
O ministro ainda revelou que levará o tema ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma reunião agendada para esta segunda-feira em Brasília, reforçando o compromisso do governo em acompanhar de perto a situação dos deportados. As declarações foram feitas durante um almoço-palestra promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com a presença de empresários e representantes do setor público.
Comments