top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula Admite "Falcatrua" em Leilão do Caso "Arrozão" e Anula Certame

O presidente Lula admitiu a existência de uma "falcatrua" no caso "Arrozão", cujo leilão foi cancelado após denúncias de que as empresas vencedoras não pertenciam ao ramo alimentício e não tinham condições de arcar com a importação. Em entrevista à rádio Meio Norte, do Piauí, Lula atribuiu a irregularidade a uma “empresa”. “Tivemos a anulação do leilão porque houve uma falcatrua numa empresa”, declarou. “Não é possível. O povo não pode pagar R$ 36 num pacote de 5 quilos. Aí tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. A gente vai dar uma garantia de preço.”

Esta declaração vai contra a posição do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que evitou falar em irregularidades ao anunciar a anulação do leilão. Apesar das denúncias, o governo federal planeja realizar um novo certame, mas ainda não há data definida.

Escândalo do Arrozão no Governo Lula
O leilão foi realizado para suprir as perdas do Rio Grande do Sul. Entre as empresas vencedoras, havia sorveterias e locadoras de máquinas, com apenas uma, a Zafira Trading, pertencendo ao ramo alimentício. Durante o escândalo, o Executivo demitiu o secretário de Política Agrícola, Neri Geller. Lula exigiu dele explicações sobre uma possível relação entre sua família e uma das corretoras envolvidas no certame.
Fonte: Revista Oeste

Comments


bottom of page