Lula critica prefeitos que exaltam serviços públicos, mas não os utilizam para suas famílias
11 de fev.
Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas, na terça-feira (10), aos prefeitos que destacam a qualidade da educação e da saúde em seus municípios, mas optam por não utilizar os mesmos serviços públicos que oferecem à população. Durante uma cerimônia em Brasília, Lula apontou a contradição de gestores que matriculam os filhos em escolas particulares e buscam atendimento médico fora da rede pública.
Em seu discurso, o presidente exemplificou o comportamento de prefeitos que elogiam os serviços públicos, mas, ao serem questionados sobre a experiência pessoal com esses serviços, revelam que seus filhos estudam em escolas privadas e que buscam atendimento médico em unidades particulares. “Você chega em uma cidade e pergunta: ‘Prefeito, como é que está a educação?’ ‘Está maravilhosa. A educação aqui é fantástica’. ‘Prefeito, como é que está a saúde?’ ‘A saúde aqui é fantástica’. Aí você pergunta: ‘Seu filho estuda na escola fantástica?’ ‘Não’. O filho dele está em uma que não presta, [a] particular”, declarou Lula.
O presidente também fez um paralelo com a saúde pública: “Você pergunta: ‘Você se atende no pronto-socorro que você acha que é espetacular?’ ‘Não, meu filho, eu levo em outro lugar’”. Lula reforçou que, enquanto esse tipo de atitude persistir, “esse país não vai dar certo nunca”.
Lula defendeu que a solução para essa contradição está no fortalecimento da educação pública. “Eu digo que esse país só vai dar certo o dia em que a classe média voltar para a escola pública. E só vai voltar para a escola pública quando ela melhorar”, afirmou, destacando a importância de melhorar a qualidade dos serviços públicos para que toda a população possa confiar neles.
As declarações de Lula ocorreram durante a cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, evento que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ministros e governadores.
Comentarios