top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula deve realizar reunião na segunda-feira para discutir o preço dos alimentos.

  • gazetadevarginhasi
  • 23 de jan.
  • 1 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião com ministros para a próxima segunda-feira (27) com o objetivo de discutir estratégias para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. O presidente tem solicitado urgência e total empenho das pastas envolvidas, um recado reforçado na reunião ministerial de segunda-feira (20).

Fontes indicam que algumas das propostas em análise incluem o aumento de crédito para os produtores e medidas de apoio técnico. Ministérios como o da Fazenda, da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), têm dedicado esforços ao tema nos últimos dias.

Em entrevista nesta quarta-feira (22), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, esclareceu que as ações em estudo não são “intervenções”, mas medidas para reduzir o custo dos alimentos, especialmente aqueles que sofreram maiores aumentos. Ele mencionou a possibilidade de estimular a produção agrícola e aumentar a oferta de alimentos.

Ruídos sobre o uso da palavra "intervenção"Durante sua participação no programa "Bom Dia, Ministro", Rui Costa usou a palavra "intervenção" ao se referir às medidas para combater a alta dos preços dos alimentos. A expressão causou um certo desconforto no mercado, levando a Casa Civil a emitir uma nota esclarecendo que não há intenção de realizar intervenções artificiais. O governo, segundo a nota, discutirá com os ministérios e os produtores de alimentos as ações que poderão ser adotadas.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil, fechou 2024 com alta de 4,83%, sendo o grupo Alimentação e Bebidas o que teve o maior impacto, com uma elevação de 7,69% nos últimos 12 meses.

Fonte:Cnn

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page