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Lula formaliza nesta quarta-feira (22) concessão da 'rodovia da morte' com investimento previsto de R$ 10 bilhões

Reprodução
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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina nesta quarta-feira (22) o contrato de concessão da BR-381, conhecida como "rodovia da morte", em Minas Gerais. O ato, que acontece após décadas de promessas, será realizado às 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.

A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381, que fará um investimento de R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos. As obras cobrirão 303,4 km da rodovia, começando em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262, e seguindo até Governador Valadares, no entroncamento com a BR-116.

A “rodovia da morte” é uma das estradas com maior índice de acidentes no Brasil. Entre 2018 e 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 3.960 acidentes, com 420 mortes. Somente no primeiro semestre de 2024, foram registrados 347 acidentes, uma média de um a cada 12 horas. Entre os problemas estão os traçados sinuosos, pistas simples, baixa manutenção e falta de sinalização e iluminação.

Obras

O projeto de readequação da BR-381 prevê 51 mudanças no traçado, incluindo a duplicação de 106 km em 13 cidades. Serão construídos 83 km de faixas adicionais, áreas de escape, pontos de descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para pedestres. Também serão instalados pontos de atendimento com um Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para suporte a equipes de emergência, mecânicos e outros serviços. Estima-se que as obras criem cerca de 83,5 mil empregos.

Nos primeiros 100 dias, o foco será a reabilitação da estrada, com reparos no pavimento, especialmente nos trechos danificados, recuperação de pontes e viadutos, reforço da sinalização e melhoria da iluminação. Além disso, haverá limpeza das pistas e roçagem da vegetação nas margens.

Leilão

A Concessionária Nova 381 foi formada pelo grupo 4UM Investimentos, vencedor do leilão realizado em agosto de 2024, após três tentativas frustradas. A empresa apresentou a menor tarifa de pedágio e, conforme o contrato, o pedágio será gratuito no primeiro ano. Após esse período, serão oferecidos descontos para moradores e trabalhadores das cidades próximas, com opção de pagamento automático via TAGs.

Impacto

Além de reduzir o número de acidentes, as melhorias na BR-381 terão grande impacto econômico para Minas Gerais, já que a rodovia é um corredor logístico vital para o transporte de produtos industriais. Ela atravessa o Vale do Aço e conecta Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, com um tráfego diário médio de 24,7 mil veículos, incluindo caminhões, ônibus e veículos leves.

As obras beneficiarão diretamente 13 municípios e indiretamente outros 8. As cidades diretamente afetadas são: Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão dos Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Nhaque, Periquito e Governador Valadares.

Fonte:O tempo

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Gazeta de Varginha

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