top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula Ironiza Reação do Mercado Financeiro após Declarações sobre Corte de Gastos

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • 27 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura
Lula Ironiza Reação do Mercado Financeiro após Declarações sobre Corte de Gastos
Reprodução
Na última quarta-feira, 26, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou a reação do mercado financeiro após sua entrevista ao portal UOL, questionando a real necessidade de cortar gastos para atingir o equilíbrio fiscal. Lula comentou que o mercado “deve ter gostado” de suas declarações. “Por que teve reação [do mercado financeiro]? Não teve reação, deve ter gostado. Mas quem votava em mim pode continuar votando”, afirmou a jornalistas em frente ao Palácio do Planalto.

As declarações do presidente sobre corte de gastos provocaram uma reação quase imediata no mercado, fazendo com que o dólar registrasse uma alta de 1,16%, fechando a R$ 5,518, o maior valor nominal desde 18 de janeiro de 2022.

Durante a entrevista, Lula expressou dúvidas sobre a necessidade de realizar cortes de gastos para melhorar o equilíbrio fiscal do governo, sugerindo que a questão pode ser resolvida com um aumento na arrecadação. “O problema não é que tem que cortar; o problema é saber se precisa efetivamente cortar ou se precisa aumentar a arrecadação”, afirmou. “Temos que fazer essa discussão”, acrescentou.
Lula também descartou a possibilidade de desvincular o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do valor do salário mínimo, uma medida que está sendo discutida pelo governo. Ele ressaltou que seu governo está analisando se há “gasto exagerado”, mas destacou que essa avaliação está sendo feita “sem levar em conta nervosismos do mercado”.
Fonte: Revista Oeste

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page