top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula pede a Hugo Motta atuação por tramitação rápida da PEC da escala 6x1 no Senado

  • 26 de mai.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, que atue por uma promulgação rápida da PEC que prevê o fim da escala 6x1. O pedido foi feito durante uma reunião realizada nesta segunda-feira, segundo relatos obtidos pela CNN Brasil.

Durante o encontro, Lula solicitou que Hugo Motta trabalhe para que a proposta tenha tramitação acelerada também no Senado Federal. O presidente da Câmara teria demonstrado disposição em tratar do tema com Davi Alcolumbre, que deve se reunir nesta terça-feira com setores produtivos que têm apresentado críticas à regra de transição prevista na proposta.

Lula e Alcolumbre não se falam desde a recusa do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Hugo Motta vem tentando reaproximar os dois integrantes do governo e do Congresso Nacional em meio às negociações sobre a PEC.

O governo e o presidente da Câmara concordam que a proposta seja encaminhada diretamente da Comissão de Constituição e Justiça para o plenário do Senado. A intenção é evitar a criação de uma comissão especial, medida que poderia ampliar o tempo de discussão e atrasar a promulgação do texto.

Caso os senadores façam alterações na proposta, o texto precisará retornar para uma nova votação na Câmara dos Deputados. Davi Alcolumbre já afirmou que não pretende criar obstáculos para a tramitação da PEC, mas ainda não garantiu que a análise ocorrerá de forma acelerada.

Pela regra discutida entre governo e Congresso, o fim da escala 6x1 passaria a valer em 2027, estabelecendo uma jornada semanal de 40 horas, equivalente ao modelo 5x2. Setores produtivos, porém, defendem uma transição mais longa para adaptação às mudanças previstas na proposta.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page