Lula propõe novo Plano Safra para conter alta nos preços dos alimentos
24 de jan.
Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) orientou os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário a discutirem a criação de um novo Plano Safra, com o objetivo de impulsionar a produção agropecuária e reduzir os preços dos alimentos. A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta sexta-feira (24).
Em uma coletiva de imprensa, após uma reunião sobre o tema, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou que a estratégia do governo será focada em aumentar a oferta de alimentos para diminuir seus preços. "O presidente pediu aos ministros Carlos Fávaro e Paulo Teixeira para dedicarem mais atenção às políticas agrícolas existentes, usando os recursos já disponíveis, com foco nos produtos que compõem a cesta básica", disse Rui Costa.
Além disso, o governo planeja se reunir com representantes de diversos setores, como supermercados e frigoríficos, para discutir alternativas que possam tornar os alimentos mais acessíveis.
Rui Costa também destacou que não haverá congelamento ou tabelamento de preços, nem fiscalização sobre os valores nos mercados. "O presidente deixou claro: não haverá fiscal do Lula nas feiras", afirmou.
Comments