Lula sai em defesa de Moraes após críticas dos EUA sobre bloqueios em rede social
gazetadevarginhasi
2 de jun.
1 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu neste domingo (1º) às críticas feitas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em discurso durante evento do PSB em Brasília, Lula defendeu veementemente o magistrado, que tem sido alvo de um ofício do Departamento de Justiça dos EUA.
Lula comentou o caso de um brasileiro que vive nos Estados Unidos e teve contas bloqueadas na plataforma Rumble por ordem de Moraes. “Você veja que os Estados Unidos querem processar o Alexandre de Moraes, porque ele está querendo prender um cara brasileiro que está lá fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro”, declarou o presidente.
A carta enviada pelos EUA repreende a decisão judicial de Moraes e classifica a ordem como atentado à liberdade de expressão. A reação americana motivou a criação de uma nova política de sanções e restrições de visto voltadas a autoridades estrangeiras consideradas responsáveis por censura — sem citar nomes diretamente, mas com Moraes entre os possíveis alvos.
Lula não poupou críticas à postura americana: “Eu nunca critiquei a Justiça deles. Eles fazem tanta barbaridade, tanta guerra, matam tanta gente. Por que vão querer criticar o Brasil?”, questionou o presidente.
O episódio adiciona mais tensão à já delicada relação entre os dois países, especialmente em temas relacionados a liberdade digital, redes sociais e soberania jurídica.
Comments