Lula se encontra com direção do MST no Planalto nesta quinta-feira (30)
gazetadevarginhasi
30 de jan.
1 min de leitura
Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta quinta-feira (30) com dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) às 15h, no Palácio do Planalto. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, também participará do encontro, já que sua pasta tem relação direta com o movimento.
Segundo ambas as partes, a reunião foi agendada pelo presidente para dar um retorno sobre as pautas apresentadas pelo MST no último encontro, ocorrido em agosto do ano passado.
Entre as reivindicações do MST estão “acordos práticos e concretos” relacionados à reforma agrária, área onde o movimento aponta a necessidade de avanços mais significativos no atual governo.
“A reunião focará em temas estruturantes para nós, como a questão do assentamento das famílias acampadas e o desenvolvimento dos assentamentos, com o fortalecimento das políticas voltadas para a produção de alimentos”, informou o MST.
Na última sexta-feira (24), o movimento divulgou uma carta com diversas demandas, incluindo o assentamento de 100 mil famílias acampadas, a demarcação de mais territórios indígenas e o reconhecimento de territórios quilombolas.
O encontro ocorre pouco mais de duas semanas após um ataque a tiros em um assentamento do MST em Tremembé (SP), que resultou em duas mortes e seis feridos. A Polícia Civil de São Paulo registrou o caso como homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma. A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar o ocorrido. Após o ataque, Lula mobilizou ministros, como Paulo Teixeira e Macaé Evaristo, da pasta de Direitos Humanos, para atender aos assentados.
Yorumlar