top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Médicos Elegem Novos Representantes nos Conselhos Regionais de Medicina

Nos dias 6 e 7 de agosto, mais de 408 mil médicos participaram das eleições para os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) em todas as 27 unidades da federação. Os eleitos terão mandato de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2029. A eleição ocorre em meio à recente decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) de proibir médicos de realizarem a assistolia fetal após 22 semanas de gestação.

De acordo com o CFM, que organizou as eleições, havia 598,6 mil médicos ativos no Brasil, dos quais 543,4 mil estavam aptos a votar. A votação foi digital e obrigatória para médicos com mais de 70 anos. Dos que tinham direito a voto, 75% compareceram às urnas, sendo que 55% votaram no primeiro dia. Ao todo, 73 chapas concorreram, totalizando 146 candidatos.

“Creio que cumprimos com louvor a missão de promover uma eleição moderna, transparente e segura em todo o país”, afirmou Aldemir Humberto Soares, presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE). “Para mim, realmente foi uma honra ter dirigido os trabalhos da CNE diante de um pleito imenso e complexo”, acrescentou. “Temos certeza de que os médicos votaram com sabedoria e inspirados pela ética que rege o exercício de nossa profissão.”

Resultados das Eleições
A eleição com maior participação foi em São Paulo, com 126.308 eleitores. O percentual de votos nulos foi de 10,2%. A chapa vencedora, “Força Médica”, foi liderada pelos médicos Francisco Eduardo Cardoso Alves e Krikor Boyaciyan, com 31,37% de aprovação. “Foi uma eleição disputada, difícil, onde sofri ataques vis e infames de pessoas sem caráter ou honra”, escreveu Cardoso no X/Twitter. “Sofri ataques da mídia. Mas São Paulo elegeu um médico a favor da vida, da ciência, da autonomia, da ética e do respeito.”

No Distrito Federal, a chapa “Reunir & Trabalhar”, composta pelos médicos Rosylane Nascimento das Mercês Rocha e Sérgio Tamura, venceu com 50,4% dos votos.

No Rio de Janeiro, a chapa “Campeã de Entregas aos Médicos” obteve 33,04% dos votos e é formada pelos médicos Raphael Camara Medeiros Parente e João Hélio Leonardo de Souza.

Em Minas Gerais, a chapa “Pelo Ato Médico – Fale 33” liderou a disputa com 69,76% dos votos válidos, elegendo os médicos Alexandre de Menezes Rodrigues e Cibele Alves de Carvalho para os cargos.
Fonte: Revista Oeste

Commentaires


bottom of page