top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Macrorregião Sul de MG realiza primeiro encontro do Plano Diretor de Regionalização da Saúde

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de mar.
  • 2 min de leitura
Macrorregião Sul de MG realiza primeiro encontro do Plano Diretor de Regionalização da Saúde
Reprodução
Gestores municipais de saúde da Macrorregião Sul de Minas participaram, nesta quarta-feira (12), do Encontro Regional do Plano Diretor de Regionalização do Sistema Único de Saúde (PDR-SUS/MG). Realizado em Varginha, o evento contou com a presença de representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS), técnicos da área e membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

O PDR-SUS/MG passou por uma revisão significativa em 2023, conforme estabelecido pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.394. Com as mudanças, que começaram a valer em 2024, o estado passou a contar com 89 microrregiões e 16 macrorregiões de saúde. No Sul de Minas, Varginha e outros 49 municípios agora compõem a macro Sul, responsável pela organização da saúde para cerca de 892 mil habitantes.

Para aprimorar a regionalização e mapear desafios da saúde pública, foram estabelecidos encontros quadrimestrais com os gestores locais. O evento desta quarta-feira marcou o início desse ciclo de debates. Segundo Luiz Paulo Riceputi Alcântara, Especialista em Políticas e Gestão da Saúde da SRS Varginha, o objetivo é encontrar soluções para melhorar a assistência médica na região.

“A ideia é identificar fragilidades e buscar estratégias para aprimorar o atendimento. Com isso, esperamos um impacto positivo tanto na média complexidade, nas microrregiões, quanto na alta complexidade, na macrorregião”, destacou Luiz Paulo. Ele também ressaltou que a redistribuição dos serviços visa garantir um atendimento integral, organizado e eficiente para a população.

Durante o encontro, a coordenadora da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da SRS Varginha, Thaís Britto, apresentou dados sobre resolubilidade hospitalar, indicadores assistenciais e a carteira de serviços hospitalares do SUS em Minas Gerais. As informações foram discutidas junto aos gestores para orientar melhorias na assistência regional.

O próximo encontro do PDR-SUS/MG na Macrorregião Sul está previsto para o segundo semestre de 2025.
Fonte: Agência Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page